Domingo, 07 de Agosto de 2022
26°

Muitas nuvens

Magé - RJ

Anúncio
Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Instalada comissão sobre migrações e direitos de refugiados

Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados Deputado Túlio Gadelha vai presidir o colegiado O Congresso Nacional instalou nesta terça-feira (12) a Comissão...

13/07/2022 às 11h30
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Deputado Túlio Gadelha vai presidir o colegiado - (Foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados)
Deputado Túlio Gadelha vai presidir o colegiado - (Foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados)

O Congresso Nacional instalou nesta terça-feira (12) a Comissão Mista Permanente sobre Migrações Internacionais e Refugiados (CMMIR). “A instalação desta comissão vem em momento muito oportuno. O número de brasileiros no exterior nunca foi tão grande quanto agora, cresceu 35% entre 2010 e 2020”, disse o deputado Túlio Gadêlha (Rede-PE), que foi eleito para presidir o colegiado.

“Apenas de janeiro junho deste ano, o Serviço Americano de Alfândega e Proteção das Fronteiras barrou e deportou cerca de 37 mil brasileiros tentando entrar ilegalmente no país norte-americano, uma alta de 938% em relação ao mesmo período do ano passado”, acrescentou Gadêlha.

Já o vice-presidente da comissão, senador Paulo Paim (PT-RS), chamou atenção para o drama dos refugiados no País. “O Brasil registrou uma queda de 88,3% no número de refugiados em 2021, quando comparado ao ano anterior. Até o momento, o País tem refugiados de 77 nacionalidades, com Venezuela em primeiro lugar, representando 90,82% dos totais de casos”, disse o vice-presidente da comissão, senador Paulo Paim (PT-RS). Segundo ele, o número elevado em 2020 ocorreu em razão do fluxo de imigrantes da Venezuela.

“A Síria ocupa o segundo lugar, com 3,91% e a República Democrática do Congo em terceiro, com 1,22% de refugiados”, completou Paim.

A comissão
A Comissão sobre Migrações vai fiscalizar e monitorar movimentos migratórios nas fronteiras do Brasil e os direitos dos refugiados, e, no fim do ano, deve apresentar um relatório sobre as atividades desenvolvidas.

O novo colegiado é composto por 12 senadores e 12 deputados, escolhidos pelo critério da proporcionalidade partidária. A relatoria ficou com a senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Magé - RJ Atualizado às 13h06 - Fonte: ClimaTempo
26°
Muitas nuvens

Mín. 19° Máx. 26°

Seg 24°C 19°C
Ter 21°C 19°C
Qua 24°C 17°C
Qui 21°C 15°C
Sex 20°C 16°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio