Terça, 09 de Agosto de 2022
20°

Pancada de chuva

Magé - RJ

Anúncio
Geral Bahia

Projeto para o Teatro Carlos Jehovah e Mercado de Artesanato é apresentado por arquiteta ao prefeito em exercício

O Teatro Carlos Jehovah e o Mercado de Artesanato, que deverão ser reformados pela Prefeitura, passaram a contar, entre as propostas de requalifica...

11/07/2022 às 15h45
Por: Redação Fonte: Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA

O Teatro Carlos Jehovah e o Mercado de Artesanato, que deverão ser reformados pela Prefeitura, passaram a contar, entre as propostas de requalificação dos espaços, com um projeto da arquiteta e designer Anne Beatriz Porto. Recém-formada em Arquitetura e Urbanismo, pela Fainor, e em Design de Interiores, pela Uninassau, ela apresentou ao prefeito em exercício, Luís Carlos Dudé, o seu trabalho de conclusão de curso (TCC ) de Arquitetura: um projeto de requalificação do teatro e do mercado, localizados na Praça da Bandeira, na região central da cidade.

Nascida e criada em Vitória da Conquista, Anne, de 22 anos, afirmou que sua ideia foi motivada pela memória afetiva. “Desde que entrei no curso de Arquitetura, eu pensava muito naquela edificação. Para mim, ela tem uma memória, devido a minha avó ser costureira e eu frequentar muito, quando era criança. Com isso, e mais o desejo de ver a edificação sendo reconhecida, visitada e valorizada, eu abracei esta construção e resolvi apresentar como TCC a requalificação desses dois equipamentos tão importantes para o município”, contou.

Dudé disse ter gostado do que viu e elogiou o trabalho da arquiteta. “Minha alegria é poder receber essa ideia das mãos de uma mulher, uma arquiteta, uma cidadã conquistense que está preocupada com o desenvolvimento de Vitória da Conquista”, afirmou o prefeito em exercício. “Graças a Deus, tivemos aqui a alegria de receber das mãos dela um projeto maravilhoso, que encaminharemos para que seja avaliado pela prefeita Sheila Lemos, no seu retorno, e também pela Secretaria de Infraestrutura Urbana”, acrescentou.

O secretário de Infraestrutura Urbana, Jackson Yoshiura, que participou da reunião, junto com o arquiteto Rafael Celino, afirmou que a viabilidade do projeto de Anne Beatriz será avaliada e valorizou a iniciativa dela. “É importante. Na medida em que as pessoas percebem que a gestão está trabalhando para melhorar cada vez mais o nosso município e que vem se preocupando com assuntos sensíveis dentro da nossa sociedade, elas também começam a participar”, comentou o secretário, acrescentando que se de alguma for viável a implementação, a gente vai fazer e prestigiar o projeto”.

A arquiteta apreciou a receptividade do projeto entre os representantes do Governo Municipal. “Fui muito bem recebida por todos ali. O secretário, o arquiteto e o prefeito foram muito receptivos e me permitiram apresentar todo o meu projeto, a sua função e a necessidade da valorização do espaço. Espero ter contribuído e que este projeto possa ser abraçado”, disse a arquiteta.

O prefeito recebeu a arquiteta Anne Beatriz ao lado do assessor interino, Lucas Batista, do secretário Jackson Yoshiura e de Rafael Celino, da Seinfra
O prefeito recebeu a arquiteta Anne Beatriz ao lado do assessor interino, Lucas Batista, do secretário Jackson Yoshiura e de Rafael Celino, da Seinfra

A proposta

Segundo Anne Beatriz, o propósito dela foi valorizar, no projeto, a cultura e a arte, que são as principais características do Teatro Carlos Jehovah e o Mercado de Artesanato, onde se destacam o telhado aparente e o formato por linhas retas. A título de melhorias, ela ampliou o número de boxes para os trabalhadores que comercializam seus projetos e previu uma sala na qual poderiam ser oferecidos cursos profissionalizantes. No projeto há, ainda, um espaço para leitura e a inserção de lanchonetes que poderiam ser terceirizadas para a exploração comercial por outros empreendedores.

No caso do teatro, Anne propõe o aprimoramento e a reconfiguração do espaço, incluindo a acessibilidade, mas mantendo a estética original da edificação. E incluiu uma praça na área externa, onde hoje há um estacionamento. Assim, novas opções de lazer passariam a ser atrativos para quem frequenta o equipamento.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Magé - RJ Atualizado às 03h59 - Fonte: ClimaTempo
20°
Pancada de chuva

Mín. 20° Máx. 21°

Qua 23°C 17°C
Qui 21°C 15°C
Sex 20°C 15°C
Sáb 22°C 13°C
Dom 23°C 14°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio