Terça, 09 de Agosto de 2022
23°

Pancada de chuva

Magé - RJ

Anúncio
Geral Maranhão

Maranhão apresenta resultados no sistema penitenciário durante 9° Congresso das APACs em Minas Gerais

APACs são organizações da sociedade civil, sem fins lucrativos, que administram unidades prisionais onde aplicam uma metodologia focada na educação...

25/06/2022 às 10h10
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
- Secretário Murilo Andrade participou do 9° Congresso da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Foto: Divulgação)
- Secretário Murilo Andrade participou do 9° Congresso da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Foto: Divulgação)
25/06/2022

O titular da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) do Maranhão e também presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Consej), Murilo Andrade, participou, na quinta-feira (23), do 9° Congresso da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APACs).

Com o tema “Ninguém é irrecuperável”, o evento, promovido pela Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC) está sendo realizado em Belo Horizonte (MG) até este sábado (25). Durante o congresso são debatidas políticas realizadas nas APACs, a trajetória ao longo dos 50 anos de existência e os desafios atuais. O público-alvo são seus colaboradores, recuperandos, parceiros e simpatizantes do método apaquiano. 

Na ocasião, o secretário Murilo Andrade participou da mesa redonda “O Método APAC como Política Pública”, juntamente com o desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná, Des. Ruy Muggiati; a promotora de Justiça do Ministério Público de Rondônia, Dra. Eiko Danieli Vieira Araki; e o procurador de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul e conselheiro do CNPCP, Dr. Gilmar Bortolotto. A mediação foi realizada pela Ouvidora Nacional dos Serviços Penais do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Dra. Cíntia Rangel Assumpção.

O secretário Murilo Andrade falou com bastante propriedade sobre o tema, principalmente relacionado às políticas públicas no Maranhão voltadas para a metodologia e as 8 unidades já implantadas (com quase 600 vagas no total), oferecendo educação aliada à capacitação profissional e trabalho. Ainda nessa perspectiva, ele citou o Ranking do Depen, onde entre todas as APACs do Brasil, as do Maranhão ocupam as 8 primeiras colocações. 

Além disso, ele destacou que, no último mês, assinou ordem de serviço de uma nova APAC na cidade de Timon, que será a primeira construída totalmente com verba do Departamento Penitenciário Nacional, graças aos avanços, indicadores e resultados extremamente positivos alcançados pelo estado, promovendo a ressocialização.

“É com imensa alegria que participo deste evento de 50 anos da APAC, que está sendo realizado aqui em Minas Gerais. É um momento de celebração, de relembrar toda a trajetória das unidades e debater pontos necessários de melhorias e aperfeiçoamentos do método, que sem dúvidas, tem auxiliado na transformação de milhares de pessoas no país, inclusive no Maranhão, onde contamos com as APACs nos primeiros lugares no Ranking do Depen”, pontuou o secretário da SEAP. 

Participaram ainda da comitiva do Maranhão ao Congresso: a presidente do Conselho Penitenciário do Maranhão, Susan Lucena; o secretário adjunto de Modernização e Inovação Penitenciária, Fredson Maciel; a gerente administrativa e de Metodologia da FBAC/MA, Rayanna Araújo; e a supervisora da Metodologia APAC e Cogestão, Ana Rafaella Drumond.

Sobre a APAC

As APACs são organizações da sociedade civil, sem fins lucrativos, que administram unidades prisionais onde aplicam uma metodologia própria, que aposta na educação e no trabalho como ferramentas de recuperação dos presos. Elas se articulam em um movimento coordenado pela Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC).

Atualmente, há 63 unidades das APACs - entre masculinas e femininas - em funcionamento em sete estados do Brasil: Maranhão, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia e Rio Grande do Sul. Mais 79 estão em diferentes estágios de implantação.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Magé - RJ Atualizado às 12h42 - Fonte: ClimaTempo
23°
Pancada de chuva

Mín. 21° Máx. 22°

Qua 23°C 17°C
Qui 21°C 15°C
Sex 20°C 15°C
Sáb 22°C 13°C
Dom 23°C 14°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio