Terça, 09 de Agosto de 2022
23°

Pancada de chuva

Magé - RJ

Anúncio
Geral Maranhão

Programa Cidadão do Mundo retoma atividades com embarque de 50 alunos para três países

Selecionados em 2020 para participar do programa, os jovens tiveram o intercâmbio adiado por conta da pandemia de Covid-19.

25/06/2022 às 10h00
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
- Solenidade foi realizada no Palácio dos Leões e marca o retorno do programa (Foto: Gilson Teixeira)
- Solenidade foi realizada no Palácio dos Leões e marca o retorno do programa (Foto: Gilson Teixeira)
25/06/2022

A espera acabou para 50 estudantes maranhenses selecionados para participar da 6ª edição do Programa Cidadão do Mundo. A solenidade de pré-embarque ocorreu na tarde desta sexta-feira (24), no Palácio dos Leões, e contou com a presença do governador em exercício, Paulo Velten, e do secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Davi Teles. 

Selecionados em 2020 para participar do programa, os jovens tiveram o intercâmbio adiado por conta da pandemia de Covid-19. Ainda neste mês de junho, eles embarcarão para a França, Argentina e África do Sul para um intercâmbio de três meses. 

O governador em exercício, Paulo Velten, ressaltou a importância do programa na aquisição de conhecimentos. “O Cidadão do Mundo é uma verdadeira revolução silenciosa no mundo do conhecimento. O governo ao proporcionar um intercâmbio como este amplia o horizonte dos jovens, e a maior riqueza que podemos ter é a vivência de mundo e a fluência em outro idioma”, declarou.

O programa já beneficiou 450 jovens desde o seu lançamento no ano de 2015. Como o embarque acontecerá neste mês, os selecionados já foram convocados para participar de reuniões de orientação com a equipe da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), executora do programa.

“É com muita alegria que retomamos o Cidadão do Mundo, um programa de muito êxito do Governo do Maranhão. Nossa missão é fornecer as ferramentas para que esses jovens tenham uma ótima experiência e muito aprendizado ao longo desses meses”, afirmou secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles.

Petúnia Galvão, estudante de Direito, vai aprender francês e está muito animada com a experiência. “Não existe nada igual na vida de um jovem ter a oportunidade de conhecer outro país com foco na aquisição de conhecimento. Meu sonho era poder passar um tempo fora. Graças ao programa estou concretizando essa etapa na minha vida”, comemorou Petúnia.

Orientações

Durante as reuniões, que acontecem na sede da Secti, em São Luís, os participantes do programa recebem informações sobre o período de intercâmbio, hospedagem, escola que irão frequentar, os principais desafios que poderão encontrar, dentre outros assuntos. 

Os estudantes têm direito a bolsa auxílio no valor de R$ 4.500 para serem utilizados durante o período em que estiverem no exterior, por intermédio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). Dos 50 jovens selecionados, 25 farão intercâmbio para aprender inglês, 15 para espanhol e 10 para francês.

Sobre o programa

O programa Cidadão do Mundo tem como objetivo oferecer intercâmbio internacional com foco em idiomas estrangeiros (Inglês, Francês e Espanhol) a jovens maranhenses entre 18 e 24 anos. 

Eles devem ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), além de serem alunos egresso do ensino médio da rede pública de ensino ou de instituições de ensino vinculadas a entidades paraestatais ou a fundações sem fins lucrativos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Magé - RJ Atualizado às 14h42 - Fonte: ClimaTempo
23°
Pancada de chuva

Mín. 21° Máx. 23°

Qua 24°C 19°C
Qui 20°C 17°C
Sex 21°C 16°C
Sáb 24°C 14°C
Dom 26°C 14°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio