Domingo, 26 de Junho de 2022
19°

Chuva

Magé - RJ

Anúncio
Geral Maranhão

Governo do Maranhão participa do Fórum Extraordinário da UNDIME e reforça compromisso com os municípios maranhenses

O fórum organizado pela União dos Dirigentes Municipais de Educação do Maranhão, acontece até esta sexta-feira (24), no Auditório Teresinha Jansen ...

24/06/2022 às 11h00
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Maranhão
Foto: Reprodução/Secom Maranhão
24/06/2022

O Governo do Maranhão, representado pelo governador em exercício, Paulo Velten; e a secretária de Estado de Educação, Luzinete Pereira da Silva, participou da abertura Fórum Extraordinário da UNDIME, nessa quinta-feira (23).  

O fórum organizado pela União dos Dirigentes Municipais de Educação do Maranhão, acontece até esta sexta-feira (24), no Auditório Teresinha Jansen no Multicenter SEBRAE, e tem como temática central "O Dirigente Municipal de Educação e o seu protagonismo frente aos desafios da Educação Pública".  

“A educação, de todas as políticas públicas, talvez seja a mais estratégica, porque ela prepara o caminho para a gente avançar. É a área de libertação, a verdadeira área de emancipação social. Quando você vê em um fórum desse a oportunidade de colher a experiência dos diversos secretários municipais de educação, junto com a nossa secretária Leuzinete Pereira, que tem feito um trabalho extraordinário, a experiência de secretário de outros estados que estão presentes aqui, também. E o Maranhão tem muito a mostrar. Eu fiquei muito impressionado com o Programa Escola Digna, que de fato garante uma nova estrutura escolar para todo o estado do Maranhão, a formação continuada de professores, e muito mais. E esse Fórum é uma oportunidade para troca de experiências”, enfatizou o governador em exercício Paulo Velten.  

A secretária Leuzinete Pereira da Silva ressaltou que o Governo Maranhão reafirma o seu compromisso com os municípios para que a educação continue avançando. “É uma atitude republicana do governo Carlos Brandão, que assume compromisso com todas as municipalidades. Historicamente ele tem dito isso e afirmado o seu compromisso com os municípios. E nós sabemos que num modelo de federação como nós temos, com três entes, é preciso haver harmonia. Então, o que fazemos aqui é reafirmar o compromisso com os municípios do Maranhão, reafirmar o compromisso com o Pacto pela Aprendizagem e reafirmar a educação como política pública prioritária”, ressaltou.  

Participam do evento, que termina nesta sexta-feira (24), prefeitos, secretários municipais de saúde, técnicos da educação, coordenadores pedagógicos, entre outros, que buscam debater e estabelecer diálogos pelo avanço da educação.  

“Este é o momento de nós nos encontrarmos e debatermos a atual situação da educação brasileira, da educação estadual, da educação municipal. E o secretário de Educação não deixa de ser um protagonista nas gestões municipais e enfrenta muitos desafios da educação, hoje, de forma especial o desafio pós o período mais crítico da pandemia, os reflexos desse momento. Então precisamos debater para avaliar e buscar alternativas, caminhos para avançarmos”, pontuou Marcony Wellython Oliveira Pinheiro Presidente da UNDIME/MA e secretário Municipal de Educação de Poção de Pedras.  

“A realização do Fórum da UNDIME é um momento muito importante, considerando que é um espaço em que dirigentes municipais de todo Maranhão se reúnem para discutir questões importantes na política educacional. É um momento de troca de experiências e de discussão de aspectos de estruturação na política de educação, pensando nas especificidades de cada municípios, para que possamos encontrar caminhos com foco na aprendizagem dos estudantes e das estudantes”, destacou a professora Soraia Raquel Alves da Silva, presidente do Conselho Estadual da Educação (CEE).  

Na oportunidade, técnicos das Semeds estão recebendo atendimentos personalizados referentes a programas como: Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Censo Escolar Brasil na Escola, Educação Conectada, Busca Ativa, Plataforma Conviva, entre outros.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.