Domingo, 26 de Junho de 2022
19°

Chuva

Magé - RJ

Anúncio
Saúde Amazonas

Governador Wilson Lima inaugura primeira unidade descentralizada do Hemoam em Coari

23/06/2022 às 20h55
Por: Redação Fonte: Secom Amazonas
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Amazonas
Foto: Reprodução/Secom Amazonas

Objetivo é implantar hemonúcleos em mais 7 municípios do interior, descentralizando os serviços fora de Manaus

Com investimento de mais de R$ 1,9 milhão, o governador Wilson Lima inaugurou, nesta quinta-feira (23/06), a primeira unidade descentralizada da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) do interior do estado, no município de Coari (a 363 quilômetros de Manaus).

O Hemonúcleo de Coari será responsável por uma série de serviços, incluindo exames de baixa e média complexidades, além de diagnósticos rápidos, coleta e transfusão de sangue. 

De acordo com o governador Wilson Lima, por meio da construção do Hemonúcleo de Coari, o Governo do Estado fortalece a hemorrede no interior, facilitando o acesso aos serviços e evitando que pacientes e doadores precisem se deslocar até a capital.

“Temos outras ações que são importantes aqui no município de Coari. O Hemocentro que nós vamos entregar aqui é o mais moderno do interior. E a gente tem avançado muito nessa política desses hemocentros. Inclusive em Manaus, vamos entregar o terceiro maior hemocentro do Brasil. Vai ser o mais moderno da região Norte”, afirmou o governador. Ele destacou que existe um planejamento para implantar outras unidades descentralizadas do Hemoam em mais sete municípios do interior. 

Na inauguração do espaço, o secretário de Saúde do Amazonas, Anoar Samad, destacou a importância do Hemonúcleo de Coari para o atendimento não só da população do município, como também o benefício para localidades adjacentes, melhorando a logística e aumentando a capacidade de coleta de sangue de doadores. 

“Quero agradecer ao governador Wilson Lima pelo primeiro centro do Hemoam fora de Manaus. A importância de um centro desse aqui para toda a região vai ser sentida a curto prazo. É um marco histórico e quem é da área sabe disso. Quero agradecer demais a todos que se envolveram nessa obra”, afirmou Anoar Samad. 

“Nós vamos com certeza salvar muitas vidas. Hoje, com o Hemonúcleo de Coari, nós vamos começar a descentralizar as ações que nós temos pelo Hemoam. Contamos com todos para cada vez mais salvarmos mais vidas”, afirmou a diretora-presidente do Hemoam, Socorro Sampaio. 

Hemonúcleo

Com investimento de R$ 1.945.850,98, o Hemonúcleo de Coari possui duas edificações. O prédio principal dispõe de sala de espera, três consultórios, triagem de hematologia, laboratório de análises clínicas, coleta de exames de doadores, recuperação de doadores, áreas de circulação de público e área reservada, liberação e rotulagem e sala de procedimentos especiais. 

Ainda no prédio principal estão o laboratório de processamento de sangue, laboratório de controle do produto final, imunologia, depósito de equipamentos e materiais, administração, sala de apoio de funcionários, banheiros masculino, feminino e PCD; lanchonete, arquivo, recepção e registro.

O segundo prédio dispõe de sala de embalagem e estoque, sala de esterilização, sala de lavagem e secagem de vidrarias, gerência de resíduos, pesagem e autoclavação, área para resíduo biológico, reciclado e comum. O espaço também conta com área de circulação externa e interna acessível para PCD; área de estacionamento, subestação e Estação de Tratamento.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.