Domingo, 26 de Junho de 2022
19°

Chuva

Magé - RJ

Anúncio
Segurança Ceará

Policiais militares salvam bebê de cinco meses vítima de engasgo

Uma equipe da Polícia Militar do Ceará (PMCE), que estava em patrulhamento no bairro Vila Peri, na Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5) de Fortale...

23/06/2022 às 15h45
Por: Redação Fonte: Secom Ceará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Uma equipe da Polícia Militar do Ceará (PMCE), que estava em patrulhamento no bairro Vila Peri, na Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5) de Fortaleza, na manhã dessa quarta-feira (22), salvou um bebê de apenas cinco meses vítima de engasgo.

Uma equipe do 6º Batalhão da Polícia Militar do Ceará foi acionada pelo pai do bebê, o qual relatou que o filho estava asfixiado. Chegando à residência, os policiais militares – cabo Castelo, cabo Barbosa e soldado Herbester – se depararam com um bebê vítima de engasgo, que apresentava um quadro de cianose – com a pele, lábios, extremidade das mãos azuladas, decorrente pela oxigenação insuficiente do sangue. O bebê já se encontrava desfalecido.

Imediatamente, a equipe aplicou-lhe a Manobra de Heimlich – técnica de primeiros socorros – utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por alimentos ou qualquer tipo de corpo estranho, bloqueando as vias respiratórias, impedindo a vítima de respirar.

Após o procedimento realizado com sucesso, o bebê voltou a respirar novamente, sendo conduzido para um hospital da região para atendimento médico, onde foi constatado o quadro de saúde estável e realizado exames.

Como pedir socorro?

A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), do Governo do Ceará, atende pelo telefone 190 e funciona 24 horas durante todos os dias do ano. Em casos de engasgo, a população pode ligar imediatamente para o número 190.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.