Domingo, 26 de Junho de 2022
19°

Chuva

Magé - RJ

Anúncio
Geral Mato Grosso

Lavagem das escadarias da Igreja do Rosário e São Benedito será neste sábado (25)

A abertura será às 5h, no MISC e segue para a Igreja. A lavagem das escadarias tem como objetivo promover a igualdade racial e cultural

23/06/2022 às 11h25
Por: Redação Fonte: Secom Mato Grosso
Compartilhe:
Lavagem das escadarias da Igreja do Rosário e São Benedito - Foto por: Maria Anffe/Gcom-MT
Lavagem das escadarias da Igreja do Rosário e São Benedito - Foto por: Maria Anffe/Gcom-MT

No próximo sábado (25.06), será realizada a 6ª edição da lavagem das escadarias da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, em Cuiabá. O evento é um ato cultural de tradição, lembranças, memória que reverencia os ancestrais e louva o santo negro São Benedito.

A abertura será às 5h, no Museu de Imagem e Som de Cuiabá (MISC), localizado na rua 7 de setembro, nº 349, Centro Norte. Os participantes sairão às 7h, em uma caminhada com cânticos, louvores e hinos religiosos, toque de tambores, danças e água de cheiro, e seguirão até a Igreja do Rosário e São Benedito, para a lavagem das escadarias.

“O ato de lavar as escadarias e saudar seus antepassados marca um movimento de congregação e compartilhamento de crenças, sentimentos de paz, amor e fé. Um encontro que celebra as nossas diferenças e constrói uma ponte para uma sociedade baseada no respeito e na união entre as múltiplas visões de mundo”, destaca o secretário adjunto de Cultura da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), Jan Moura.

A lavagem das escadarias tem como objetivo promover a igualdade racial e cultural dizendo não a todas as formas de racismo, violência, discriminação e intolerância religiosa, bem como dar visibilidade às ações culturais das comunidades quilombolas, povos de terreiros e religiões de matrizes africanas.

“Para nós da Secel-MT, se fazer presente é manifestar nosso respeito, mas também a afirmação que as práticas religiosas são manifestações culturais milenares e que merecem a nossa atenção e fomento”, ressalta Jan.

Programação

05h - Abertura no Museu de Imagem e Som de Cuiabá (MISC)

05h45 - Café da Manhã

06h30 - Entrega das quartinhas

07h - Inicio do deslocamento para a Igreja do Rosário e São Benedito

08h - Concentração na Igreja

09h - Inicio da caminhada por uma cultura de Paz

12h - Encerramento

12h15 - Recolhimento do Patrimônio (quartinhas, vassouras e adornos)

12h30 - Deslocamento para o Clube

13h - Feijoada de Confraternização

17h - Encerramento do evento

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.