Sábado, 25 de Junho de 2022
19°

Chuva

Magé - RJ

Anúncio
Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Congresso recebe projeção e iluminação azul pelo Dia Mundial do Refugiado

Caio d'Arcanchy/Câmara dos Deputados Projeção nas torres do Congresso para celebrar o Dia Mundial do Refugiado As torres do Congresso Nacional re...

22/06/2022 às 21h20
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Projeção nas torres do Congresso para celebrar o Dia Mundial do Refugiado - (Foto: Caio d'Arcanchy/Câmara dos Deputados)
Projeção nas torres do Congresso para celebrar o Dia Mundial do Refugiado - (Foto: Caio d'Arcanchy/Câmara dos Deputados)

As torres do Congresso Nacional recebem nesta quarta-feira (22), das 18h às 23h30, projeção de frases e imagens para celebrar o Dia Mundial do Refugiado. Em seguida, os prédios da Câmara e do Senado ganham iluminação azul para marcar a data – 20 de junho – instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Neste ano, o foco da ação é “Seja quem for, seja quando for, seja onde for: todas as pessoas têm direito a buscar proteção”. Essa proteção contra guerras, perseguições e violações dos direitos humanos pressupõe tratamento humanizado, direito de pedir asilo e acesso seguro às fronteiras. A iluminação foi solicitada pela senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP).

Ao final de 2021, o número de pessoas deslocadas por guerras, violência, perseguições e abusos de direitos humanos chegou a 89,3 milhões, de acordo com o relatório “Tendências Globais”, publicação estatística anual da Acnur, a agência da ONU para Refugiados, divulgada na semana passada.

Com a invasão da Ucrânia pela Rússia, em fevereiro deste ano, foi registrada a mais veloz e uma das maiores crises de deslocamento forçado de pessoas desde a Segunda Guerra Mundial. Somada a outras emergências humanitárias, essa crise elevou o número de pessoas deslocadas para 100 milhões.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.