Sábado, 25 de Junho de 2022
17°

Poucas nuvens

Magé - RJ

Anúncio
Geral Maranhão

Governo realiza edição do Ação Resgate em alusão à Semana Estadual de Políticas sobre Drogas

Pessoas em situação de rua recebem atendimento na área de saúde como parte das ações em alusão a Semana Estadual de Políticas sobre Drogas e ao Dia...

22/06/2022 às 13h11
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Maranhão
Foto: Reprodução/Secom Maranhão
22/06/2022

Como parte das ações em alusão a Semana Estadual de Políticas sobre Drogas e ao Dia Internacional de Combate às Drogas, celebrado no dia 26 de junho, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD Estadual), equipamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou mais uma edição da Ação Resgate. A ação aconteceu, nesta quarta-feira (22), na Praça João Lisboa, localizada no Centro Histórico de São Luís. Foi destinada às pessoas em situação de rua que fazem uso de álcool e outras drogas.  

Segundo o diretor do CAPS AD Estadual, Marcelo Costa, os serviços são levados paras as ruas com o intuito de atender, principalmente, as pessoas que são usuárias de drogas e se encontram em situação de rua.  

“Nossa intenção, também, é trazer exames para a comunidade, estamos fazendo diversos testes como de hepatite, sífilis, Covid-19, HIV, ou seja, trazendo saúde para a população que está transitando na Praça João Lisboa. É um braço da Secretaria de Estado de Saúde que sai de trás dos muros e mostra para sociedade que temos locais onde podemos tratar as pessoas que estão em dependência química”, afirmou o diretor Marcelo Costa.  

Durante a ação, realizada pelo CAPS AD Estadual em parceria com a Delegacia de Costumes e a Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (SEMCAS), foi oferecido café da manhã e serviços como avaliação médica, testagem para Covid-19, testes de glicemia, exames laboratoriais, internação psiquiátrica, internação no CAPS AD e atendimento social e psicológico. 

“Essa é a nona Ação Resgate realizada, neste ano, atividade que é desenvolvida desde o ano de 2019. Nosso atendimento é dirigido aos dependentes químicos e, também, às pessoas em geral, oferecendo exames e tratamento”, destacou o delegado titular da Delegacia de Costumes, Joviano Furtado.  

Durante a ação, uma pessoa foi encaminhada, voluntariamente, para tratamento. Foi o senhor Marco Antônio Barbosa, de 44 anos. “Vivo em situação de rua, há 25 anos, e esta é a segunda vez que estou indo para a reabilitação. Não aguento mais viver nessa situação, tenho problemas com o crack e tenho fé que irei me libertar desse vício. Quero sair com o corpo limpo e ter ajuda para arrumar um emprego”, disse Marco Antônio que, após ser encaminhado para o CAPS AD, onde receberá medicação, irá para a Unidade de Acolhimento Adulto (UAA) da Rede Estadual de Saúde.  

O autônomo Euclides Silva Moreira Júnior, de 51 anos, estava passando e aproveitou para agradecer a todos que realizam a Ação Resgate. Ele conta que era morador de rua e fez tratamento contra as drogas na Rede Estadual de Saúde.  

“Estou aqui para demonstrar minha gratidão pois, por muito tempo, eu morei na rua fazendo coisas ruins e, no ano passado, tive a oportunidade de fazer meu tratamento que durou sete meses, passando pelo CAPS e pela Unidade de Acolhimento Adulto (UAA). Hoje, eu estou compartilhando o que me foi partilhado e doando o que me foi doado. Abrimos uma casa na Rua do Sol, onde acolhemos pessoas em situação de rua e os encaminhamos para o tratamento”, contou Euclides Silva.  

Dentro da programação da Semana, nesta quinta-feira (23), será realizada no Centro Educa Mais João Francisco Lisboa (Cejol), na Rua Grande, Centro, em São Luís, atividade educativa e atendimento psicológico aos alunos da unidade escolar.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.