O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Saúde, promoveu nesta quarta-feira, 22, o Curso de Sensibilização do Método Canguru, promovido pela coordenação do método canguru do Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR), direcionado a servidores da unidade hospitalar. O encontro realizado no Anexo I da Secretaria de Estado da Saúde segue até sexta-feira, 24.
A assistente social e coordenadora do método canguru no HMDR, Guiomar Campos da Silva Dias, esclarece que essa capacitação tem como público-alvo os servidores da maternidade que trabalham na neonatologia, ou seja, diretamente com bebês prematuros. "O curso será realizado durante a manhã e tarde, a fim de que todos participem”, afirma.
A fisioterapeuta Andresa Simão Ferreira de Souza trabalha na área de pré-parto do HMDR e está animada com a qualificação. “Faz pouco tempo que estou no Hospital Dona Regina e é a primeira vez que faço um curso sobre o método canguru. Esse curso é muito interessante, quero aprender com ele e aprimorar os conhecimentos para ajudar ainda mais os pacientes”, finaliza.
Método canguru
O método canguru é um modelo de atenção perinatal voltado para a atenção qualificada e humanizada, que reúne estratégias de intervenção biopsicossocial com uma ambiência que favoreça o cuidado ao recém-nascido e sua família.
O método promove a participação dos pais e família nos cuidados neonatais, com vantagens como redução do tempo de separação mãe/pai e filho; facilita o vínculo afetivo mãe/pai e filho; estimula o aleitamento materno; reduz o estresse e a dor, e propícia melhor relacionamento da família com a equipe de saúde.
Mín. 18° Máx. 19°