Domingo, 26 de Junho de 2022
19°

Chuva

Magé - RJ

Anúncio
Educação Bahia

Estudantes de Paripiranga são classificados para a fase final da 14ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

A grande final da ONHB será realizada de forma presencial na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em Campinas (SP), nos dias 20 e 21 de ago...

22/06/2022 às 11h40
Por: Redação Fonte: Secom Bahia
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Os estudantes do Colégio Estadual Doutor José Carlos Bezerra Carvalho, localizado no município de Paripiranga, foram classificados para a fase final da 14ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). A grande final da ONHB será realizada de forma presencial na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em Campinas (SP), nos dias 20 e 21 de agosto. Com o programa Bahia Olímpica, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) estimula a participação dos estudantes nas olimpíadas do conhecimento em toda a Bahia.

Participam da olimpíada, estudantes dos 8º e 9º anos dos ensinos Fundamental e Médio, em grupos compostos por três alunos e um professor. Ao todo, 320 grupos de todos os estados irão concorrer a medalhas de ouro, prata e bronze. A equipe do colégio de Paripiranga, que é composta pelos estudantes Kethlly Souza, Raune Cruz, Maria Helissiane Santana e a professora Elisa Ribeiro, é a única representante da rede estadual de ensino na olimpíada.

Na final, as equipes farão uma prova dissertativa no sábado (20/8). No dia seguinte, serão anunciados os grupos medalhistas em uma cerimônia festiva, no Ginásio da UNICAMP. Serão entregues 15 medalhas de ouro, 25 de prata e 35 de bronze. As equipes que não forem premiadas receberão medalha de honra ao mérito.

A estudante Kethlly Batista Souza, 17, 3º ano do Ensino Médio, falou da expectativa para a fase final. “Chegar na final da ONHB com a minha equipe foi resultado de uma jornada extremamente rica em conhecimento e novas descobertas. Sei, acima de tudo, a responsabilidade que é representar meu estado e a escola nessa competição, mas tenho certeza que assim como chegamos até aqui, a minha equipe dará o melhor na final”.

A professora de História, Elisa Ribeiro, ressaltou a importância de participar da olimpíada com os seus alunos. “Ser orientadora de uma equipe finalista da ONHB é imensamente recompensante. Antes mesmo da final, já nos sentimos vitoriosos. Uma vitória, sem dúvida, compartilhada não apenas entre nós e os alunos e professores participantes da ONHB da nossa escola, onde tivemos 11 equipes inscritas e três orientadores. Mas sim, entre todos os alunos e professores da nossa rede de ensino, que constroem dia a dia a qualidade da educação no estado da Bahia”.

Sobre a ONHB –A olimpíada é um projeto de extensão da UNICAMP, desenvolvido pelo Departamento de História, por meio da participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação. As seis fases on-line têm duração de uma semana cada. As respostas às questões de múltipla escolha e a realização de tarefas podem ser elaboradas pelos participantes, com base em debate com os colegas, pesquisa em livros, internet e orientação do professor, além de uma gama de documentos e referências oferecidas na prova.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.