26°

Pancada de chuva

Magé - RJ

Geral Pará

Macrodrenagem do Tucunduba chega à reta final com urbanização

As obras de macrodrenagem da Bacia do Tucunduba estão em processo de finalização, trazendo melhorias para a vida dos moradores dos bairros do Marco, Terra Firme, Guamá, Universitário e Canudos. Conduzido pela Secretaria de Estado de...

08/01/2022 às 16h10
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:

As obras de macrodrenagem da Bacia do Tucunduba estão em processo de finalização, trazendo melhorias para a vida dos moradores dos bairros do Marco, Terra Firme, Guamá, Universitário e Canudos. Conduzido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), o trabalho é a realização do sonho de quem espera há mais de 30 anos.

Fátima Azevedo é uma das moradoras que achava que não veria a conclusão da obra. “Em primeiro lugar agradecer a Deus e ao nosso governador e toda a equipe que trabalha em função do melhoramento da nossa comunidade e do nosso Pará. Esta obra veio trazer uma qualidade de vida. Acredito que 90% principalmente pelo que eu já passei aqui: alagamento, meus netos em situações difíceis e eu muitas levantei para pisar no chão e a cama estava no fundo. Hoje é um sonho realizado, eu achava que ia ‘subir’ e não ia ver nada, mas graças a Deus os meus olhos contemplam a beleza e o trabalho está lindo”, comemora.

Iniciado na década de 1990, o projeto de macrodrenagem no canal do Tucunduba, em Belém, se arrastou por décadas. Em 2008, a obra começou a ser executada pelo Governo do Estado, porém, pouca coisa foi executada e o projeto ficou praticamente parado outra vez.

Em 2019, a atual gestão estadual tomou a conclusão da obra como prioridade. “Quando o governador Helder Barbalho assumiu em 2019, essa obra que estava praticamente parada desde 2008, quando efetivamente o Estado assumiu, ele firmou um compromisso com a população de Belém na conclusão dessa obra até o final da sua gestão. São 3,6 quilômetros de extensão e que tinham feito até então apenas 1,4. Ou seja, quase metade da obra foi feita em 23 anos. São 2,2 quilômetros de extensão que estamos finalizando, trazendo a melhoria da qualidade de vida, minimizando os problemas de alagamento de todo o município de Belém”, pondera o titular da Sedop, Ruy Cabral. 

Além dos serviços no canal, o governo também garantiu a construção da Estação de Tratamento de Esgoto do Riacho Doce, que vai atender os bairros atingidos pelo canal. Ao todo, o projeto de Macrodrenagem do Canal do Tucunduba está orçado em cerca de R$ 250 milhões, sendo mais da metade do valor garantido com recursos estaduais, além de R$ 120 financiados pelo Governo Federal.

“Paralelamente temos o desenvolvimento das habitações. Já entregamos 400 unidades à Cohab, para que seja entregue às pessoas que foram remanejadas de suas casas e hoje vão receber moradia digna. E até o final do ano serão mais 400 unidades. Essa obra não é apenas o canal do Tucunduba, é também a urbanização, o asfaltamento, o saneamento, a qualidade de vida. Um agradecimento a toda classe de operários que meteram a mão na massa e concluímos essa obra em um prazo recorde de aproximadamente três anos. É um momento de felicidade por trazer a dignidade e o compromisso do Governo do Estado em finalizar a obra”, acrescenta Ruy Cabral. 

Além do saneamento básico e mobilidade, os entornos das obras estão ganhando áreas de lazer para a população, como quadras de esportes, praças, que se somam a todo o processo de urbanização da área. 

Para Antonio de Carvalho (o Santo), morador do bairro da Terra Firme, é o renascimento da esperança de quem vive em bairros periféricos que sofrem com alagamento e transtorno em tempos de chuva. “Essa área de esporte e lazer está realmente trazendo um conforto, é um lugar onde possamos estar acolhidos, no nosso próprio bairro desenvolvendo uma atividade física. Às vezes uma criança não tem um lazer dentro de casa e vai para a rua se mete com coisa errada, e agora ela pode estar brincando. Isso remete também à nostalgia nossa de quando éramos crianças”, destaca. 

Por Dayane Baía (SECOM)
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Magé - RJ Atualizado às 19h42 - Fonte: ClimaTempo
26°
Pancada de chuva

Mín. 24° Máx. 33°

Sáb 29°C 24°C
Dom 28°C 24°C
Seg 32°C 24°C
Ter 29°C 26°C
Qua 30°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio