Sábado, 25 de Junho de 2022
23°

Pancada de chuva

Magé - RJ

Anúncio
Geral Maranhão

Semana Nacional de Museus oferece programação especial no Maranhão; confira

Diversos museus administrados pelo Governo do Maranhão estão participando da 20ª edição da Semana Nacional de Museus, que começou em todo país com ...

17/05/2022 às 21h00
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Maranhão
Foto: Reprodução/Secom Maranhão
17/05/2022

Diversos museus administrados pelo Governo do Maranhão estão participando da 20ª edição da Semana Nacional de Museus, que começou em todo país com exposições, seminários e debates. O evento foi planejado em alusão ao Dia Internacional dos Museus, celebrado nesta quarta-feira (18). A programação inclui eventos presenciais e virtuais.

Organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), ligado ao Ministério do Turismo, a semana tem como objetivo fazer com esses espaços culturais entrem em sincronia e falem da mesma temática, como explica Gabriela Campos, gestora do Museu de Artes Visuais (MAV).

“Está sendo bem interessante a temática ‘O Poder dos Museus’, faz com que a gente reflita um pouco sobre que poder é esse que os museus têm. Será que eles só falam de passado? Será que eles estão aí para conversar também com o presente, para falar um pouco de futuro? É uma época que a gente para pra pensar na importância da nossa memória, da nossa identidade, mas também dessa mudança de paradigma, de que o museu está diferente, que também é um lugar para o jovem, um lugar para a contemporaneidade”, diz.

Gabriela acredita ainda que, com os museus se mobilizando em torno dessa causa, as pessoas que entrarem em contato com as artes conseguirão ter uma identificação, uma representatividade e ter mais arte presente em suas vidas.

“A curadoria do nosso museu, por exemplo, está trazendo grupos minorizados, negros, indígenas, mulheres. A gente fala um pouco sobre crítica social, também fala sobre o fantástico, tudo isso como uma forma de trazer o museu para esse espaço do agora. O museu deixou de ser aquele lugar de guardar coisas antigas, e passou a ser um lugar pra se discutir o presente, política, porque a arte também é política, para que a gente possa estar interagindo com todos os públicos, pesquisadores, jovens, adultos, crianças", comenta.

Palácio do povo

Sede do Governo do Maranhão, o Palácio dos Leões é um dos espaços que mais recebe visitantes no estado. Aberto desde 2015 de terça a domingo para o público em geral, o museu possui visitação guiada e um site onde disponibiliza todo o seu acervo, incluindo as peças que eventualmente não estão expostas.

De acordo com Anna Carolina Vieira, curadora de bens culturais do Palácio dos Leões, a Semana Nacional de Museus é importante justamente por contribuir para o fomento e consequentemente aumento do número de visitantes. 

“Esses são espaços de cultura, educação e também de lazer. O Maranhão tem vinculado ao governo estadual mais de 20 espaços gratuitos, e é importante que o maranhense visite, que a Semana Nacional de Museus sirva para que todos conheçam esses lugares. Além das visitações guiadas, temos várias outras programações”, reforça.

Oito museus ligados ao Estado estão com agenda especial por causa da Semana, confira a lista:

Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho
Rua do Giz, 221 - Praia Grande. São Luís.
Exposição virtual até o dia 22, das 9h às 12h. 

Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão
Rua do Giz, 59 - Centro Histórico - Praia Grande. São Luís.
Oficinas sobre patrimônio cultural, documentários e visitação mediada às exposições temáticas sobre paleontologia, arqueologia, povos indígenas e educação patrimonial, até o dia 21, das 14h às 18h.

Forte Santo Antônio da Barra
Dr. Jackson Kepler Lago, 00 - Ponta d'Areia. São Luís.
Atividades de recreação e a exposição “Olha o divino”, uma mostra coletiva de fotografias sobre a Festa do Divino no Maranhão, até o dia 22, das 10h às 18h.

Fundação da Memória Republicana Brasileira
Rua da Palma, 502 – Centro. São Luís.
Exposição “Moeda do Brasil”, com fatos e curiosidades sobre a Casa da Moeda do Brasil, até o dia 22, das 9h às 17h30.
Exposição das coleções, Sermões, cartas e vídeos que contam a história do Padre Antônio Vieira. Até o dia 22, das 9h às 17h30.
Visita mediada à exposição permanente que conta a história da República Brasileira, até o dia 18, das 15h às 17h.
Oficina de Educação Patrimonial (a partir dos acervos museológicos) sob a perspectiva do patrimônio arqueológico no ensino da História Antiga de Upaon-Açu (São Luís/MA) e da floresta tropical Amazônica, até o dia 19, das 16h às 17h.
Webinário: o poder das ações educacionais e a pesquisa nos museus. De 19 a 22 de maio, das 14h às 15h30.

Museu de Artes Visuais
Rua Portugal, 273 – Centro. São Luís.
Programação alternativa no Youtube e Instagram: @museudeartesvisuais
Oficina de estêncil com Tiago Martins, dia 21, das 14h às 18h.
Roda de conversa sobre as potencialidades do Museu de Artes Visuais e possíveis melhorias e agregamentos. Dia 22 de maio, das 15h às 18h.

Museu do Palácio dos Leões
Avenida Dom Pedro II, s/n – Centro. São Luís.
De 17 a 22 de maio, visitação mediada e acervo completo disponível no site: [url=https://acervo.palaciodosleoes.ma.gov.br/]https://acervo.palaciodosleoes.ma.gov.br/[/url]

Museu Histórico e Artístico do Maranhão
Rua do Sol, SN - Centro. São Luís.
Exposição “Delírios da Quarentena”. Resultados do trabalho do artista plástico João de Deus, que encontrou na pintura o escape para lidar com os transtornos que a pandemia trouxe para a sociedade. Até 11 de junho, das 14h às 18h. 

Museu Casa Histórica de Alcântara
Praça da Matriz, 07/15 – Centro. Alcântara.
Lançamento digital do mapa turístico de Alcântara (MA) e entrega da obra do Museu de Alcântara, com exposição sobre a nova proposta expográfica de longa duração, apresentações culturais e visita aos sobrados. Dia 26 de maio, das 18h às 22h.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.