Segunda, 16 de Maio de 2022
0000000000
Segurança Ceará

Alunos do Curso de Formação para Inspetor são capacitados para produzir relatórios policiais

Os alunos do Curso de Formação e Treinamento Profissional para o cargo de Inspetor de Polícia Civil estão sendo capacitados para produzir relatório...

11/05/2022 16h30
26
Por: Redação Fonte: Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Os alunos do Curso de Formação e Treinamento Profissional para o cargo de Inspetor de Polícia Civil estão sendo capacitados para produzir relatórios policiais com afinco e destreza. O treinamento acontece na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE).

Nesta disciplina, que tem 36 horas/aula, serão apresentados diferentes tipos de relatórios policiais produzidos pelo inspetor de Polícia Civil. Durante as aulas serão ensinados os elementos que os compõem, as diferentes formas de produzi-los, além de demonstrar a importância deste instrumento, não apenas para uma instrução criminal sólida e consistente, mas também como fator de promoção de justiça social.

Segundo a professora do grupo 14, inspetora Ana Vivian, que atua no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), o relatório policial consiste no instrumento de formalização do que resta apurado a cada fase investigativa. Ela falou sobre a importância do material ser bem elaborado.

“O objetivo dessa disciplina é mostrar como funciona os relatórios policiais, tanto de imagem, quanto investigativo e os demais relatórios que são tão importantes no serviço policial. No relatório, o inspetor precisa pegar tudo aquilo que a equipe investigou e colocar no papel, de forma prática, legível e compreendido”, explicou Vivian.

O Curso

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

A disciplina tem uma carga horária de 36 horas/aula, sendo 24 teóricas e 12 horas de prática. Durante o treinamento, serão abordados temas como: Tratamento da informação; Relatórios de ordem de missão: Natureza do crime, Considerações sobre a vítima; Resultados preliminares da investigação; Relatórios policiais e suas especificidades: Relatórios de imagem, Transcrição de áudios e evidência de imagens, Relatório de monitoramento eletrônico, Relatório de acompanhamento veicular; Instrução normativa nº 108-DG/PF, e Relatórios de análise de dados de aparelhos eletroeletrônicos, dentre outros.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Magé - RJ
Atualizado às 02h40 - Fonte: Climatempo
22°
Pancada de chuva

Mín. 21° Máx. 23°

22° Sensação
18.5 km/h Vento
63% Umidade do ar
90% (18mm) Chance de chuva
Amanhã (17/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 21°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quarta (18/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 21°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio