Segunda, 23 de Maio de 2022
0000000000
Geral Funarte

Inscrições abertas para o Formemus 2022 em Vitória (ES)

Quarta edição do festival traz novidades e quatro painéis de debate sobre o mercado musical

11/05/2022 09h40
23
Por: Redação Fonte: Funarte
O Formemus 2022 acontece entre os dias 18 e 21 de maio - (foto: Gustavo Rodrigues)
O Formemus 2022 acontece entre os dias 18 e 21 de maio - (foto: Gustavo Rodrigues)

De volta ao formato presencial, o Formemus está com as inscrições gratuitas abertas e vai acontecer entre os dias 18 e 21 de maio de 2022, na Casa da Música Sônia Cabral, em Vitória (ES). A quarta edição do Festival de Música conta com diversas ações, painéis, mostra fotográfica, de videoclipes, palestras, oficinas, ambiente de negócios e debates sobre temas relevantes do mercado e as constantes transformações do cenário musical no estado, no Brasil e no mundo.

A grande novidade deste ano é o Pitching Musical, que vai selecionar 10 artistas/bandas do Espírito Santo para uma ação exclusiva para festivais e empresários da música de todo o país. A ação acontece no dia 18 de maio. Nela, as bandas selecionadas farão apresentações de curta duração (até 15 minutos), para curadores de festivais e empresários do setor musical de todo o Brasil. Dentre os selecionados, dois artistas/bandas serão escolhidas pelos curadores para tocar no Showcase do evento. A segunda premiação é um contrato de endorsement (endosso) de dois anos com a ICON PRO AUDIO da Habro Music.

Outro destaque é a ação “Conexão Periferia & Interior”, onde jovens moradores da periferia da capital e do interior do estado terão a oportunidade de participar do evento, recebendo passagem, alimentação e ajuda de custo de R$ 300,00 (trezentos reais).

Em sua quarta edição, o Formemus é vencedor do Prêmio Profissionais da Música 2021 na categoria Feiras e Conferências Musicais, além de ter sido contemplado no Prêmio Funarte Festivais de Música, nos anos de 2020 e 2021. Em 2019, o evento entrou para a lista das 80 principais feiras de música do mundo.

Painéis de Debate

Para o edital da Funarte, haverá a realização de quatro painéis de debates, presenciais, dentro da programação do Formemus. Confira os temas:

Painel 1 - Identidade e Estética – A beleza da música brasileira

A música brasileira espalhada e enraizada por todas as regiões do país, renasce e ressurge diariamente com novas facetas e sonoridades em um movimento de constante mistura e transformação. Neste painel, a beleza da música brasileira, a partir da sua identidade musical e estética sonora, estará em discussão.

Mediação:Ana Morena (Festival Do Sol – RN)Convidados:Torcuato Mariano (The Voice Brasil – RJ) Pena Schmidt (Listas das Listas – SP) Mauricio Bussab (Tratore – SP) Alec Haiat (Habro Music – SP).

Painel 2 - Desenvolvimento de um cenário musical regional

Um cenário musical regional fortalecido depende de fatores que vão além da qualidade e da quantidade de produção musical realizada. Este painel se dedica ao compartilhar de perspectivas e noções de outros cenários musicais regionais brasileiros e um extrato do que é possível fazer para catalisar esse desenvolvimento regional.

Mediação:Cristina Becker (British Council – RJ)Convidados:Guilherme Tavares (Favela Sounds – DF) Ana Morena (Festival Do Sol – RN) Renée Chalu (Festival Se Rasgum – PA) Jarmeson de Lima (No Ar Coquetel Molotov – PE)

Painel 3 - O Futuro da Música Brasileira - Tendências do mercado de consumo

No mercado musical, existe um enorme debate internacional sobre a arrecadação e a distribuição dos direitos de execução pública, privada e virtual, além de uma disputa pelas novas hegemonias e relações de consumo musical a partir dos smartphones. Em torno disso, qual é o futuro da música brasileira? Qual é o limiar entre a essência estética e o fazer da máquina que gira o consumo da música mundial?

Mediação:Dani Ribas (Sonar Cultural – SP)Convidados:Cris Falcão (Ingrooves Brasil – SP) Barral Lima (UN Music – MG) Gutie (Festival Rec Beat – PE) Pena Schmidt (Lista das Listas – SP)

Painel - 4 - A Curadoria e o After da Curadoria

A cada ano, programadores de todo Brasil buscam perceber as novas vozes e valores da música brasileira em seus processos de curadoria e construção de programação musical. Este painel trata do que acontece durante e após uma curadoria de festival e quais são os desafios que existem nessas relações profissionais entre programadores, produtores e artistas em geral.

Mediação:Renata Gomes (Ingrooves Brasil – SP)Convidados:Sara Loiola (Festival Yalodê – BA) Carolina Daves (M.A.R.T.E Festival, Palco Ultra, HipHop.Doc e Circuito Instrumental – MG) Renée Chalu (Se Rasgum e Festival Sonido – PA) William Mendonça (Noites Brasileiras – CE) Uira Fortuna (Fundição Progresso – RJ)

Serviço:

Formemus 2022

Temporada de 18 a 21 de maio de 2022 |Horário: das 13h às 23h

Informações:www.formemus.com.br | formemus@gmail.com |(27) 3376-1674

Local:Casa da Música Sônia Cabral
Rua São Gonçalo, Centro Histórico de Vitória, Espírito Santo (ES)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Magé - RJ
Atualizado às 02h57 - Fonte: Climatempo
16°
Poucas nuvens

Mín. 16° Máx. 26°

16° Sensação
11.3 km/h Vento
75.8% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (24/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Quarta (25/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 28°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio