Segunda, 23 de Maio de 2022
0000000000
Senado Federal Senado Federal

Aprovada indicação para embaixador do Brasil no Japão

O Brasil terá um novo embaixador no Japão. Foi aprovada, nesta terça-feira (10), em Plenário, por 37 votos a 4, a indicação de Octávio Henrique Dia...

10/05/2022 18h55
21
Por: Redação Fonte: Agência Senado
A indicação de Octávio Henrique Dias Garcia Côrtes para embaixador no Japão foi aprovada por 37 votos a 4 - Edilson Rodrigues/Agência Senado
A indicação de Octávio Henrique Dias Garcia Côrtes para embaixador no Japão foi aprovada por 37 votos a 4 - Edilson Rodrigues/Agência Senado

O Brasil terá um novo embaixador no Japão. Foi aprovada, nesta terça-feira (10), em Plenário, por 37 votos a 4, a indicação de Octávio Henrique Dias Garcia Côrtes para o cargo. A mensagem de indicação do embaixador (MSF 85/2021) já havia recebido parecer favorável da Comissão de Relações Exteriores (CRE), em abril, após sabatina do indicado.

Cortês ingressou na carreira diplomática em 1986. Entre as funções exercidas, estão as de embaixador na Etiópia, cumulativamente com Djibouti e Sudão do Sul, representante do Brasil junto à União Africana e à Comissão Econômica para a África das Nações Unidas, e embaixador na Bolívia, último cargo exercido. No Japão ele já atuou como ministro-conselheiro na Embaixada em Tóquio.

Com uma população de cerca de 125 milhões de habitantes, o Japão tem a terceira maior economia do mundo e a segunda maior da Ásia, depois da China. A prosperidade econômica é fundamentada em altos níveis tecnológicos e na estabilidade política interna. Segundo o Itamaraty, o Japão tem buscado incrementar sua projeção nos planos regional e internacional, sobretudo por iniciativas como as Olimpíadas de Tóquio, realizadas em 2021, a presidência do G-20 em 2019, e a candidatura japonesa a um assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

O Itamaraty destaca que o Japão é o mais tradicional parceiro do Brasil na Ásia, com relações consolidadas historicamente e marcadas pelos centenários laços humanos, pelo interesse em aprofundar a cooperação em ciência e tecnologia, pela importância dos fluxos bilaterais de comércio e investimento e pela coordenação em temas internacionais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Magé - RJ
Atualizado às 01h35 - Fonte: Climatempo
17°
Poucas nuvens

Mín. 16° Máx. 26°

17° Sensação
11.6 km/h Vento
76.3% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (24/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Quarta (25/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 28°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio