Segunda, 16 de Maio de 2022
0000000000
Senado Federal Senado Federal

Comissão de Petrópolis vota relatório final na quinta-feira

A Comissão Temporária Externa de Petrópolis, criada para acompanhar a situação decorrente das fortes chuvas que atingiram o município, encerra seus...

10/05/2022 17h15
21
Por: Redação Fonte: Agência Senado
O município de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, foi atingido por fortes chuvas no início deste ano - CBMERJ
O município de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, foi atingido por fortes chuvas no início deste ano - CBMERJ

Comissão Temporária Externa de Petrópolis, criada para acompanhar a situação decorrente das fortes chuvas que atingiram o município, encerra seus trabalhos nesta quinta-feira (12), em reunião agendada para as 9h, quando será apresentado o relatório final do senador Carlos Portinho (PL-RJ). O documento destaca as consequências negativas do crescimento desordenado do município e a ausência de um plano de contingência efetivo para desastres, além de criticar a tomada de medidas “no calor dos acontecimentos, às pressas”.

De acordo com o relatório, “não basta ter um plano, por mais atual, completo e estruturado que seja no papel. É preciso treinar todos os órgãos e entidades envolvidos para a efetiva aplicação das medidas previstas no plano quando da ocorrência do desastre. E, ainda mais importante: é fundamental conscientizar esses órgãos e entidades, bem como a população em geral, para a necessidade de observar aquilo que está previsto no plano”.

Entre outras medidas, Carlos Portinho sugere aprimorar os sistemas de previsão de chuvas; dotar Petrópolis de uma entidade destinada a monitorar os riscos geológicos do município; aumentar a capacidade de drenagem de águas pluviais; e promover a desocupação de áreas de risco. Segundo ele, o governo federal promoveu uma rápida liberação de recursos, por meio de medida provisória, para ações de reconstrução. O senador também mencionou várias sugestões para reforço da estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS) em Petrópolis.

A criação dessa comissão foi motivada pelas fortes chuvas que atingiram o município no início deste ano, que resultaram no que é considerado por muitos como a maior tragédia climática da história de Petrópolis, com mais de 230 mortes e centenas de desabrigados. Presidida pelo senador Romário (PL-RJ), a comissão promoveu quatro audiências públicas e uma diligência externa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Magé - RJ
Atualizado às 09h04 - Fonte: Climatempo
23°
Pancada de chuva

Mín. 21° Máx. 23°

23° Sensação
16.5 km/h Vento
56.5% Umidade do ar
90% (18mm) Chance de chuva
Amanhã (17/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 21°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quarta (18/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 21°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio