Quarta, 18 de Maio de 2022
0000000000
Geral Maranhão

Seduc se reúne com representantes do IFMA para tratar sobre a oferta de itinerários formativos em escolas da rede estadual

Encontro foi importante para iniciar as tratativas para a oferta do itinerário da formação técnica e profissional, pelo Instituto, para as escolas ...

10/05/2022 14h30
20
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Reunião entre gestores da Seduc e do IFMA. (Foto: Divulgação) - Reunião entre gestores da Seduc e do IFMA. (Foto: Divulgação)
Reunião entre gestores da Seduc e do IFMA. (Foto: Divulgação) - Reunião entre gestores da Seduc e do IFMA. (Foto: Divulgação)
10/05/2022

Discutir sobre a oferta de itinerários formativos para as escolas da rede pública do estado, em especial o itinerário de formação técnica e profissional. Com esse objetivo, a secretária de Estado da Educação, Leuzinete Pereira da Silva, acompanhada da secretaria adjunta de Gestão da Rede de Ensino e da Aprendizagem, Nadya Dutra, recebeu, na tarde de segunda-feira (9), o pró-reitor de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Carlos Alexandre Amaral Araújo, o diretor do Centro de Referência em tecnologias (CETERC/IFMA), Fernando Antônio Carvalho Lima, e a coordenadora Geral dos Programas vinculados ao Bolsa Formação, Rosifrance Candeira. 

O pró-reitor de Extensão do IFMA, Carlos Alexandre Amaral Araújo, reforça que esse momento, com a gestão da Seduc, foi importante para estabelecer um primeiro contato e iniciar as tratativas para a oferta do itinerário da formação técnica e profissional, pelo Instituto, para as escolas da rede estadual. 

“Tem uma linha de fomento, do Governo Federal, que nos permite essa oferta e, agora, sabemos que o Estado fez a manifestação de interesse. Então, a partir de agora, vamos fazer o planejamento para essa oferta que deve iniciar a partir de 2023”, reforçou o pró-reitor.

“A educação deve sempre ser um esforço coletivo. E precisamos estreitar a relação do ensino superior com a realidade da educação básica. Essas parcerias, principalmente nesse momento em que estamos voltados para a reformulação do ensino médio, só vêm fortalecer o nosso trabalho e nossa missão de ofertar uma educação pública cada vez mais atrativa aos estudantes maranhenses”, destacou Leuzinete Pereira da Silva.

“A reformulação do ensino médio no Maranhão coloca em pauta o fortalecimento de parcerias que são estratégicas para que cheguemos no estudante, olhando para as necessidades tanto dele, quanto do território. Então, a parceria com as universidades e com os institutos federais se soma a esse processo e se torna imprescindível”, complementou a adjunta de Ensino, Nadya Dutra.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.