Segunda, 16 de Maio de 2022
0000000000
Saúde Ceará

I Fórum de Enfermagem no Atendimento Pré-Hospitalar discute práticas avançadas na área

Na sede da ESP/CE, mais de 350 profissionais participaram do debate de forma presencial ou on-line O I Fórum de Enfermagem no Atendimento Pré-Hospi...

10/05/2022 13h40
22
Por: Redação Fonte: Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Na sede da ESP/CE, mais de 350 profissionais participaram do debate de forma presencial ou on-line

O I Fórum de Enfermagem no Atendimento Pré-Hospitalar reuniu profissionais de diferentes campos da assistência em saúde para partilhar conhecimentos e experiências na área. O evento ocorreu por meio de parceria entre as secretarias da Saúde do Ceará (Sesa) e Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS). As atividades foram realizadas na sede da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à pasta estadual.

A diretora de Educação e Extensão da ESP/CE, Olivia Bessa, acolheu os participantes enfatizando a relevância do papel que eles assumem nas linhas de cuidado na Emergência. “Esse é um momento de enriquecimento do serviço e do ensino dessa área que, cada vez mais, se fortalece. A gente percebe a importância quando vemos o impacto do trabalho de cada um de vocês”, disse.

Realizado de forma híbrida, o evento contou com mais de 350 inscrições. O objetivo do encontro foi refletir sobre a liderança, o protagonismo e as práticas avançadas na Rede de Emergência cearense. Participaram da primeira edição da iniciativa gestores, profissionais, pesquisadores e estudantes da área da Saúde.

O gerente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Fortaleza, Fred Arnaud, esteve presente na mesa de abertura. Em sua fala, ele destacou a significação do evento para os campos do ensino e para o treinamento de instituições como o próprio Samu 192 Ceará. “Esse evento é um marco porque traduz a ânsia do aprendizado, do treinamento e da discussão. É assim que se faz saúde: discutindo, debatendo, aprendendo e escrevendo”, ressaltou.

Programação

Ao longo de todo o dia, o fórum trouxe uma série de mesas redondas e palestras. Na parte da manhã, o debate ocorreu em torno do papel da Enfermagem a partir do olhar do Conselho Regional de Enfermagem (Coren Ceará); do atendimento pré-hospitalar no Samu 192 como espaço de formação e do protagonismo do técnico em Enfermagem e do enfermeiro no atendimento pré-hospitalar.

Confira as apresentações da manhã

No período da tarde, as apresentações englobaram duas palestras, sendo uma sobre os caminhos para a valorização do exercício da Enfermagem e outra sobre as especificidades do Suporte Intermediário de Vida a partir da experiência do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

Confira aquias apresentações da tarde.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Magé - RJ
Atualizado às 03h00 - Fonte: Climatempo
21°
Pancada de chuva

Mín. 21° Máx. 23°

21° Sensação
18.5 km/h Vento
63% Umidade do ar
90% (18mm) Chance de chuva
Amanhã (17/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 21°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quarta (18/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 21°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio