Quarta, 18 de Maio de 2022
0000000000
Geral Maranhão

Seduc e UEMA intensificam parceria para aproximar Educação Básica e Ensino Superior

Aproximação visa a implementação de metodologias ativas e inovação pedagógica na formação dos professores, e a expansão de escolas de aplicação na ...

09/05/2022 15h55
30
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Reitor e vice-reitor da UEMA homenagearam a secretária de Educação - Foto: Lauro Vasconcelos
Reitor e vice-reitor da UEMA homenagearam a secretária de Educação - Foto: Lauro Vasconcelos
9/05/2022

Projetos de infraestrutura, aproximação da Educação Básica e o Ensino Superior para a implementação de metodologias ativas e inovação pedagógica na formação dos professores, e a expansão de escolas de aplicação na Rede Estadual de Ensino. Esses assuntos estiveram no centro das discussões em reunião nesta segunda-feira (9), entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Participaram do encontro, na sede da Seduc, a secretária de Educação, Leuzinente Pereira da Silva; o reitor da UEMA, Gustavo Costa, acompanhado pelo vice-reitor Walter Canales Sant'ana, da pró-reitora de Graduação, Fabíola de Jesus Soares Santana, e a diretora do Centro de Ciências Exatas e Naturais, Maria Goretti Cavalcante. 

“A UEMA tem um papel importante no desenvolvimento do Maranhão, principalmente pelo processo de interiorização realizado nos últimos anos. Nosso objetivo é intensificar a parceria institucional que já há com a Universidade e promover integração de forma a aproximar a Educação Básica e o Ensino Superior com ações e projetos, porque quem ganha é a sociedade, nossos professores e, principalmente, nossos estudantes”, ressaltou a secretária.  

Inovação pedagógica

O reitor Gustavo Costa avaliou que a reunião foi fundamental para a Educação maranhense, na medida em que as duas instituições expressaram o desejo de trabalharem em conjunto pelo desenvolvimento do Maranhão. Ele destacou projetos de infraestrutura em parceria com a Seduc, como a reforma do prédio do CAIC, em Itapecuru, onde será o novo prédio da UEMA, e a construção do campus em São João dos Patos. 

“Alinhamos aqui essas iniciativas que já estão em andamento, fixamos prazos e estamos muito confiantes de que em breve nossos alunos receberão esses benefícios. Discutimos, também, a aproximação da UEMA com a rede, no sentido de promovermos a educação flexível, introduzirmos metodologias ativas e inovação pedagógica na preparação dos professores. Então, nós realizaremos cursos, seminários, eventos que vão convergir para esse propósito. É bastante virtuosa a parceria entre UEMA e Seduc, que não começa hoje, mas se intensifica muito com essa visão da secretária. A UEMA sai daqui muito satisfeita e comprometida com a Educação do Maranhão”, concluiu o reitor.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.