Segunda, 23 de Maio de 2022
0000000000
Segurança Ceará

Dia Nacional do Turismo: SSPDS destaca serviços especializados ao turista no Ceará

Conhecido por seus destinos paradisíacos e procurado por turistas de todos os lugares do mundo, o Ceará é um dos estados mais visitados do Nordeste...

09/05/2022 12h05
22
Por: Redação Fonte: Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Conhecido por seus destinos paradisíacos e procurado por turistas de todos os lugares do mundo, o Ceará é um dos estados mais visitados do Nordeste. Nesse domingo (08), foi comemorado o Dia Nacional do Turismo e a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) aproveitou a ocasião para destacar os serviços especializados das Forças de Segurança do Estado, voltados ao atendimento do turista.

Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur)

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

A Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), é a unidade responsável pela proteção ao turista e atua no combate aos crimes que têm como alvo esse público, além de promover operações de combate a furtos em hotéis e pousadas. A unidade policial oferece a todos aqueles que visitam a cidade os seus serviços por meio de profissionais habilitados em diferentes idiomas, além de uma estrutura acessível a todos.

Atuante desde dezembro de 2014, a Deprotur está localizada na Rua Costa Barros, 1971, no bairro Aldeota, em Fortaleza. Na Capital, o viajante deve procurar a Deprotur. Em outras regiões do Estado, ele pode procurar a delegacia local. “A Delegacia de Proteção ao Turista atende os turistas vítimas de delitos no estado do Ceará e presta serviço de Polícia Judiciária com eficiência, para que eles tenham segurança e voltem para o local de origem”, afirma Camila Carvalho, delegada titular da Deprotur.

Deprotur
Horário: 8h às 18h
Plantão: Unidade do 2º Distrito Policial, que fica no mesmo endereço da Deprotur
Endereço: Rua Costa Barros, 1971 – Aldeota
Contato: (85) 3101-2488

Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur)

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

O Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) atua no Ceará desde 2012, por meio de seu policiamento ostensivo e preventivo, em toda a orla marítima e pontos turísticos do Estado. O BPTur tem como propósito a prevenção de incidentes com os nossos visitantes, como também atender de forma eficaz e eficiente todas as ocorrências envolvendo moradores dessas regiões.

O tenente-coronel Roberto Rodrigues de Lima, comandante do batalhão especializado, afirma que “com suas modalidades de policiamento, o BPTur busca sempre estar próximo do turista e, consequentemente, da sociedade alencarina, para que a atividade turística seja exercida em sua magnitude. Afinal, o turismo alimenta nossos sonhos, abre horizontes para novos planos, renova nossas energias e nos engrandece como seres humanos.”, ressalta o oficial.

Os policiais militares do BPTur podem ser acionados 24 horas por dia via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Ciops/SSPDS) pelo número 190, e também diretamente nas praias, centros culturais, rodoviárias, aeroportos ou qualquer outro local em que os PMs especializados estejam.

BPTur
Endereço: Rua Antonele Bezerra, 176 – Meireles
Contato: (85) 3101-3153
Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) – 190

Alertas para os turistas

1. Sempre esteja atento aos seus pertences pessoais, nunca deixando bolsas, carteiras, celulares, tabletes sobre mesas, cadeiras, ou outros locais fora do seu campo de visão.

2. Tenha cuidado ao transportar dinheiro. Leve consigo uma quantidade mínima, só aquilo que for usar, e prefira cartões de crédito ou de débito.

3. Se for pegar um carro de aplicativo ou qualquer outro transporte, tenha uma ideia da rota. Quando fizer uma viagem desse tipo, compartilhe-a com um conhecido, por meio do recurso disponível na ferramenta. Outro cuidado é guardar a placa do veículo e o nome do motorista.

4. É importante também que o estrangeiro troque moedas em casas de câmbio oficiais, nunca na rua.

5. Faça pacote turístico ou reserva de casas ou apartamentos a partir de empresas cadastradas e aptas para exercer a função. Pesquise antes de fechar qualquer negócio.

6. Não caminhe próximo a locais de pouca movimentação e não reaja em caso de assalto.

7. Em viagens em família, é importante que os pais ou responsáveis pela criança não deixem os pequenos afastados.

8. Ao sair, não deixe o copo, com qualquer tipo de bebida, exposto. Sempre leve-o consigo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Magé - RJ
Atualizado às 01h15 - Fonte: Climatempo
17°
Poucas nuvens

Mín. 16° Máx. 26°

17° Sensação
11.6 km/h Vento
76.5% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (24/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Quarta (25/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 28°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio