Quarta, 18 de Maio de 2022
0000000000
Segurança Ceará

Caucaia, Messejana e Papicu recebem novas reuniões de propagação por uma cultura de paz promovidas pela Codes/SSPDS

O Conselho Comunitário de Defesa Social (CCDS) de Caucaia, criado por meio da Coordenadoria de Defesa Social (Codes) da Secretaria da Segurança Púb...

09/05/2022 10h35
29
Por: Redação Fonte: Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

O Conselho Comunitário de Defesa Social (CCDS) de Caucaia, criado por meio da Coordenadoria de Defesa Social (Codes) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), e que têm por objetivo trabalhar em prol da segurança dos moradores, auxiliando os órgãos da segurança pública na promoção de defesa social, realizou na última sexta-feira (6), uma reunião conjunta envolvendo o CCDS do município de Caucaia, na Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) da Região Metropolitana de Fortaleza.

Participaram do encontro, o secretário executivo da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio, os representantes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Secretaria da Segurança Pública do município de Caucaia, da Guarda Municipal, representantes de órgãos federais, estaduais e municipais, além de líderes comunitários.

“Durante o encontro, os participantes expuseram as demandas dos territórios, destacando as ações realizadas pela SSPDS no município de Caucaia, que têm trazido resultados positivos e tranquilidade para a comunidade”, ressaltou o secretário executivo da SSPDS, Samuel Elânio.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

A reunião teve como pautas a segurança pública em territórios do município de Caucaia. Na ocasião, foram discutidas medidas de Segurança Pública para que o trabalho seja realizado com a participação e o engajamento de todos, como representantes de escolas e do comércio da região. Para essa questão, foram apontadas algumas soluções, como atuações educativas e preventivas com apoio da SSPDS e de suas vinculadas. Além de Caucaia, receberam também a reunião desta semana, os bairros Messejana, no Conjunto São Miguel (AIS 3), e Papicu (AIS 10) de Fortaleza.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

O coordenador da Codes, tenente-coronel Bernardo Aguiar, informou que os encontros da semana ressaltam a parceria com os órgãos da Segurança Pública, buscando a promoção da cultura de paz e apoiando a redução da violência em territórios vulneráveis.

“A reunião promoveu um encontro interinstitucional com a participação de diversas forças amigas, órgãos federais, estaduais e municipais, em todas elas. Esses diagnósticos feitos pelas comunidades e pontos a serem aprimorados possam ser encaminhados para os atores competentes, de modo que, a Segurança Pública seja sempre vista nestes territórios como uma construção coletiva com uma participação efetiva dos participantes neste grande mutirão do bem. Cada reunião se transforma como uma ponte para resolução das demandas dos territórios com uma ação focada no coletivo”, destacou coronel Aguiar.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

CCDS

O Conselho Comunitário de Defesa Social (CCDS) é formado pelos mais diversos segmentos representativos da comunidade de um bairro, cujo principal objetivo é participar ativamente na solução dos problemas de segurança do bairro, apoiando e auxiliando a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social.

O CCDS estabelece uma aproximação da comunidade com os órgãos da Segurança Pública; além preparar o cidadão e capacitá-lo a utilizar os recursos de Segurança que o Governo lhe coloca à disposição; também permite à população participar, fiscalizar, reivindicando e oferecendo sugestões aos diversos órgãos de Segurança Pública; e desenvolver a confiança da população.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.