Segunda, 16 de Maio de 2022
0000000000
Saúde Ceará

“Lean”: HRN integra projeto nacional para melhoria nos serviços de urgência e emergência

Metodologia do Ministério da Saúde, o “Lean nas Emergências” busca reduzir desperdícios e qualificar o atendimento a pacientes O Hospital Regional ...

09/05/2022 09h55
21
Por: Redação Fonte: Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Metodologia do Ministério da Saúde, o “Lean nas Emergências” busca reduzir desperdícios e qualificar o atendimento a pacientes

O Hospital Regional Norte (HRN), unidade vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), passa a integrar o projeto Lean nas Emergências, que está em seu sexto ciclo. O principal objetivo da iniciativa nacional é melhorar a qualidade dos serviços de urgência e emergência, otimizando a rotatividade de leitos. O diagnóstico operacional do HRN teve início nessa quinta-feira (5), com a presença de um consultor do Lean. Também serão realizadas capacitações, além das fases de análise, execução do plano de ação e gestão de indicadores.

Segundo o coordenador médico da Emergência Adulto do HRN, Artur Sávio Dias Almeida Liberato, o Lean possibilitará ampliar a assistência aos pacientes. “Será importante para o hospital otimizar os processos e, de forma eficiente, rodar leitos e reduzir o tempo de permanência na Emergência“, diz.

O diretor-geral do equipamento situado em Sobral, Daniel Hardy Melo, ressalta que, embora seja voltado para as emergências, o projeto tem capilaridade em todo o hospital. “O objetivo central da iniciativa é resolver o problema da superlotação nas emergências. Essa metodologia traz várias ferramentas que visam à melhoria dos processos, aperfeiçoando, assim, recursos, espaços e insumos da nossa unidade”.

Primeira fase

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

A primeira fase da metodologia, o Diagnóstico de Desempenho Operacional (DDO), pretende avaliar a situação do hospital e possibilitar a construção de planos de melhoria. “Fazemos um retrato atual da unidade com uma coleta de dados, como taxa média de chegada de pacientes, tempo de permanência e exames realizados”, explica o consultor do projeto, Nilton Fernandes Figueiredo. Neste ano, a iniciativa contemplará, ainda, o Centro Cirúrgico Geral (CCG).

“Lean nas Emergências”

O metodologia do Ministério da Saúde é executada de forma colaborativa pelos hospitais A Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP), Moinhos de Vento (HMV) e Sírio-Libanês (HSL), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). Com início em agosto de 2017 e fim previsto para 2023, a proposta deve atender até 160 hospitais do sistema público de saúde.

Em tradução livre, Lean significa “enxuto”. O recurso é uma adaptação do Sistema Toyota de Produção (criado no Japão após a Segunda Guerra Mundial) à área da Saúde e tem como foco reduzir desperdícios. Por meio de consultoria especializada e com o auxílio de diversas ferramentas de aprimoramento de processos, o projeto capacita profissionais de unidades hospitalares a identificar problemas, criar planos de ação e gerar oportunidades de melhorias nos serviços.

Na Rede Sesa, integram ou já participaram dos ciclos do Lean nas Emergências os hospitais Geral de Fortaleza (HGF), Infantil Albert Sabin (Hias), de Messejana (HM) e Geral Dr. César Cals (HGCC), todos na Capital, além do Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Magé - RJ
Atualizado às 09h04 - Fonte: Climatempo
23°
Pancada de chuva

Mín. 21° Máx. 23°

23° Sensação
16.5 km/h Vento
56.5% Umidade do ar
90% (18mm) Chance de chuva
Amanhã (17/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 21°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quarta (18/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 21°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio