Segunda, 16 de Maio de 2022
0000000000
Geral Maranhão

Governo amplia cuidados às mães da terceira idade

Governo oferece serviços às mamães da terceira idade em unidades da rede estadual de saúde.

08/05/2022 12h05
21
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
- Cuidado especial às mães da terceira idade no CER Olho d'Água (Foto: Márcio Sampaio)
- Cuidado especial às mães da terceira idade no CER Olho d'Água (Foto: Márcio Sampaio)
8/05/2022

Com a expansão de novos serviços, o Estado tem ampliado os cuidados às mães da terceira idade. Entre os equipamentos entregues pelo poder público estadual e que oferecem assistência especializada ao público da terceira idade estão a Policlínica do Idoso e o Centro de Referência Especializado de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa do Maranhão (Creaispi), ambos na capital, e o Centro do Idoso de Imperatriz. Além destas unidades, também na capital, o Governo oferece serviços às mamães da terceira idade no Centro Especializado em Reabilitação e Promoção de Saúde (CER) Olho d’Água.

“É um cuidado especial para as mães que cuidam de outras mães e dos seus netos. É amor multiplicado! Por isso, nossa atenção tem se voltado cada vez mais para esse público que merece uma assistência completa e de qualidade. Estamos avançando em várias frentes e o cuidado com as pessoas da terceira idade é uma delas. Hoje, no Dia das Mães, reforçamos o nosso compromisso em fortalecer os serviços que já existem e ampliar essa assistência”, enfatiza o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

Na Policlínica do Idoso, localizada no bairro Liberdade, as mamães da terceira idade contam com atendimentos odontológicos, além de serviços ambulatoriais nas áreas de endocrinologia, cardiologia, gastroenterologia, ginecologia, ultrassonografia, vascular, reumatologia, urologia, geriatria, neurologia, proctologia, psiquiatria, pneumologia e clínica geral.

Faustina Rodrigues, de 71 anos, conta que a família reconhece que o atendimento na Policlínica é positivo. “Já paguei muita consulta e hoje agradeço a Deus por ter enviado esse governo que oferece esse serviço. Minha família percebe a mudança, faço acompanhamento com terapeuta e psicólogo e já fiz fisioterapia. Ser mãe é uma grande batalha e uma grande responsabilidade, então esse serviço me ajuda muito”, disse a idosa, mãe de quatro filhos.

Maria do Perpétuo Socorro Ribeiro, de 67 anos, é mãe de três filhos, tem dois netos e também é atendida na unidade. “Sou enfermeira aposentada e eu estava precisando desse atendimento. Me dou muito bem com meus filhos e eles conseguem ver que depois que comecei a ser atendida aqui eu estou mais alegre e disposta”, contou dona Maria.

Também no Centro Especializado em Reabilitação e Promoção de Saúde (CER) Olho d’Água, da rede estadual de saúde, é ofertada assistência especializada a esse público. Na unidade, as idosas podem contar com apoio de uma equipe multidisciplinar com profissionais como fonoaudiólogo, fisioterapeuta, enfermeiro, educador físico, serviço social, dança e terapia ocupacional.

Há 4 anos, Edileuza Cardoso de Araújo faz tratamento no CER Olho d’Água para cuidar de uma artrose. “Eu cheguei aqui muito mal, não andava, hoje danço, canto, sou uma outra pessoa, totalmente alegre. O tratamento aqui é muito bom, todos os profissionais tratam a gente muito bem, aqui é nota 10”, ressaltou a paciente.

“É um cuidado importantíssimo. Quem cuida precisa se sentir cuidado e precisa estar bem para cuidar do próximo”, destacou a terapeuta ocupacional Sandra Medeiros, que atua no CER Olho d’Água.

Comemoração

A unidade aproveitou a proximidade do Dia das Mães para desenvolver, ao longo da última semana, uma programação especial, que incluiu aulas de dança, sessões de relaxamento, acupuntura, designer de sobrancelhas, dentre outras atividades de promoção da autoestima.

“Atividades assim são importantes, porque as mães são parte fundamental do processo de vida”, enfatizou a fisioterapeuta Virgínia Guará, especialista em Qualidade da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), que administra o equipamento em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Serviço

Para atendimento na Policlínica do Idoso, no Centro de Referência Especializado de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa do Maranhão (Creaispi) e no Centro do Idoso de Imperatriz, os pacientes precisam de encaminhamento de uma unidade da rede pública de saúde.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Magé - RJ
Atualizado às 09h24 - Fonte: Climatempo
23°
Pancada de chuva

Mín. 21° Máx. 23°

23° Sensação
16.5 km/h Vento
56.5% Umidade do ar
90% (18mm) Chance de chuva
Amanhã (17/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 21°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quarta (18/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 21°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio