Quarta, 18 de Maio de 2022
0000000000
Geral Maranhão

Mães comemoram dia com seus filhos recém-nascidos na Maternidade de Paço do Lumiar

Com 34 leitos de Alojamento Conjunto, pré-parto, parto e pós-parto, a unidade oferece atendimento ambulatorial materno-infantil e assegura a melhor...

07/05/2022 14h55
26
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Denyse a espera da Nicole junto com o marido e equipe de atendimento (Foto: Maurício Albino) - Denyse a espera da Nicole junto com o marido e equipe de atendimento (Foto: Maurício Albino)
Denyse a espera da Nicole junto com o marido e equipe de atendimento (Foto: Maurício Albino) - Denyse a espera da Nicole junto com o marido e equipe de atendimento (Foto: Maurício Albino)
7/05/2022

Para as mães de primeira viagem e as já experientes, a chegada de um filho é sempre um momento único. Por isso, dar à luz em um lugar que promova segurança e acolhimento faz total diferença na vida das mulheres, principalmente, próximo a uma data tão marcante como o Dia das Mães. É isso que a Maternidade de Paço do Lumiar tem promovido desde janeiro quando abriu suas portas à comunidade.

Na sala de pré-parto, Denyse Ribeiro, que já está na sua terceira filha, contou emocionada o apoio e a segurança que recebeu na maternidade quando precisou começar um parto induzido por já ter completado as 40 semanas de gestação.

“O acolhimento está sendo ótimo. Tenho muito que agradecer à equipe por esse momento, porque eu não estou sozinha, estou me sentindo abraçada. É algo que você vê que tem alguém ali para lhe dar forças. Eu estou me sentindo mimada aqui. Por conta da pintura, da paciência, que eu acho que é o mais importante, porque a gente tem que ter calma. Esse é um momento único e que não é passageiro, porque a gente leva isso para o resto da vida”, disse Denyse.

Denyse teve Nicole no dia 5 desse mês. Ela recebeu todo suporte da equipe de atendimento que estava de plantão e ainda ganhou uma pintura gestacional enquanto aguardava as contrações. 

“Eu, como estou tendo esse momento, acho muito diferente. Nas minhas duas primeiras gestações, não tive esse momento [indução e preparo para o parto com pintura gestacional junto com a aromaterapia], essa aqui está sendo marcada do preparo até o nascimento. Há uma diferença. Aqui eu não imaginava que ia ter esse acolhimento. A gente poderia ver isso só em redes particulares, mas eu estou vivendo isso na rede pública”, contou ela.

Na sala de pós-parto, a mamãe Andreia Baldez já estava com Pedro Baldez em seus braços, arrumando todos os pertences para receber alta. Andreia chegou às pressas para um parto cesárea após ir a uma consulta e verificar a necessidade de realizar o parto. Apesar do susto, conta que recebeu todo o apoio e encorajamento para seguir tranquila para a sala de cirurgia no bairro que cresceu. 

“Na gestação, eu estava preocupada e apreensiva de como seria meu parto: se seria normal ou cesárea e onde eu teria o Pedro. Quando eu soube que a Maternidade de Paço tinha aberto as portas, eu fiquei feliz com a oportunidade de ter meu filho aqui no bairro em que eu cresci. Na hora que cheguei, todo mundo foi super gentil. O atendimento foi muito rápido, tão rápido que eu estava na sala de espera para fazer um exame e a médica já me encaminhou para cesárea. A equipe foi bem atenciosa, super rápida, os médicos maravilhosos, foi tudo muito ligeiro. Hoje eu vou pra casa passar o Dia das Mães com meu 'pacote'”, contou Andreia.

Já Raiane Paiva estava no aguardo do Eduardo há alguns dias e, após ir a outra maternidade e ser encaminhada para casa, chegou a Maternidade de Paço e logo foi atendida. 

“Eu sou de São Luís. No dia que senti dor, fui a uma maternidade mas não consegui atendimento porque estava com poucos centímetros e eles me mandaram para casa. Eu não fui, vim para cá. Quando cheguei, fui muito bem recebida. Cheguei e fui para a sala de pré-parto, o médico me falou que precisava esperar um pouco para eu ter a dilatação. À noite, eu fui para sala de parto. Lá mesmo eu fui bem recebida. Eu chorava, elas [equipe] me abraçavam e me consolavam”, detalhou Raiane.

O secretário de Infraestrutura, Aparício Bandeira, destacou a importância que uma estrutura de qualidade tem para provomer o bem estar dessas mães. "O momento do nascimento é único na vida de uma família. Ter uma criança em um ambiente bem estruturado, amplo, limpo e novo faz toda diferença na percepção e suporte em que mães e pais terão seus filhos. É diferente quando eles chegam em um espaço bem cuidado", comentou o secretário.

Sobre a Unidade

A Maternidade de Paço do Lumiar foi entregue em janeiro deste ano, totalmente reformada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra). Com 34 leitos de Alojamento Conjunto, pré-parto, parto e pós-parto, a unidade oferece atendimento ambulatorial materno-infantil e assegura a melhoria no acesso, acompanhamento de pré-natal e assistência ao parto e puerpério às gestantes das regiões de São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar.  

A Maternidade conta, ainda, com atendimento de urgência, além de seis consultórios ambulatoriais para atendimentos nas especialidades de ginecologia, planejamento familiar e pediatria. A Maternidade também realizará cirurgias ginecológicas.

Para ter acesso aos serviços ambulatoriais, basta agendar por meio do telefone (98) 98411-2545 (WhatsApp) ou de forma presencial, tendo em mãos RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência do município de Paço do Lumiar.

Rede de Saúde no Estado

Hoje, o total de investimentos resultam em mais de 40 grandes unidades hospitalares inauguradas no governo do Estado, desde 2015, e que estão presentes em todas as regiões, melhorando a oferta de atendimento médico à população, formando assim uma grande rede de saúde pública no Maranhão.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.